top of page

Larguem as mãos dos bebés!

Eu sei que tenho andado desaparecida e tenho posts de várias viagens em atraso! Mas isto de ser mãe em licença de maternidade tem sido a experiência mais absorvente da minha vida. Há quem lhe chame férias mas são, claramente, pessoas que nunca passaram por isto!


E se há dias em que só consigo tomar banho com o Francisco a chorar, ou comer com uma mão porque a outra o está o segurar, escrever tem ficado completamente de lado! [Neste momento estou a amamentar e a escrever, o que não é assim tão fácil como parece.]


Mas hoje senti-me na obrigação de vir escrever e não é sobre viagens! É sobre um assunto que me atormenta quase sempre que saio à rua com o Francisco [e às vezes até em casa]: a necessidade das pessoas de mexerem nas mãos dos bebés, ou pior ainda, de lhes darem beijos! E atormenta acima de tudo porque não sei como dizer a um estranho que não pode tocar nas mãos do meu filho. Nem aos conhecidos! Eu sei que as mãos dos bebés são muito apetecíveis e dá vontade de as comer, mas são adultos, controlem-se! O Francisco passa mais de metade do tempo que está acordado com as mãos na boca. Ora, um mais um são dois! Tudo o que está nas nossas mãos passa para as dele e, em menos de um segundo, vai parar à boca dele! E acreditem que tocamos em demasiadas coisas altamente contaminadas que a nós não nos fazem nada, mas os bebés não têm o sistema imunitário desenvolvido e rapidamente ficam doentes!


E, se não for pedir muito, quando visitarem bebés, mal entrem em casa perguntem pela casa de banho e lavem as mãos. Mesmo que as tenham lavado antes de sair de casa, acreditem que tocaram em muita coisa suja até lá chegarem! Na nossa casa, por exemplo, tocam nos sapatos logo à entrada já que ninguém entra calçado [ideias estranhas que trazemos da Ásia, segundo muita gente]!


Mas, basicamente, respeitem o meu pedido: não toquem nas mãos do meu filho sem antes lavar as vossas! Não lhe beijem as mãos! Obrigada!


bottom of page