top of page

Dia 5 na Escócia, a despedida com desejo de um regresso rápido

A última manhã na Escócia começou com nevoeiro cerrado. Exactamente como nós nos sentíamos por termos de ir embora. Mas, ainda lá estávamos, e tínhamos uma parte do dia para aproveitar. Mandámos a melancolia embora, juntamente com o nevoeiro, e deixámos o sol brilhar por dentro e por fora.


De manhã os midges não atacam muito, por isso pudemos tomar o pequeno almoço a apreciar a paisagem do lago, que se tornava mais bonito a cada raio de sol que aparecia entre o nevoeiro. Desta vez não tínhamos casa de banho e o banho teve de ser com toalhitas. Estava demasiado frio para ser de outra forma.


A manhã foi passada praticamente toda no carro a atravessar o Cairngorms. A paisagem já não era tão maravilhosa, mas não deixava de ser bonito todo aquele verde. Saídos do Cairngorms decidimos passar por Stirling e conhecer uma cidade na Escócia. Tendo em conta a distância e que a velocidade máxima é 112 km/h (e convém cumprir mesmo) chegámos a Stirling por volta das 12.00, o que nos daria cerca de 2 horas para almoçar e ver a pequena cidade.


Almoçámos logo e depois procurámos o posto de turismo. Stirling é uma cidade pequenina e com um ar medieval. Visitámos o cemitério (que é enorme tendo em conta o tamanho da cidade), que está localizado na subida para o castelo, e apenas vimos o castelo por fora. Parecia interessante mas ainda tinha muita coisa para visitar lá dentro e não teríamos tempo para isso. Havia também uma prisão onde podíamos vestir-nos de prisioneiros e passar pela experiência, o que devia ser engraçado, mas mais uma vez tínhamos o tempo contado. Ficámo-nos por um chocolate quente num pequeno café, muito acolhedor, o Old Town.


Chegámos ao aeroporto por volta as 15.00 e assim nos despedimos deste país que adorámos e onde queremos muito voltar. Ficou muito por ver, muito por conhecer, muito por caminhar mas a certeza de que, mais cedo ou mais tarde, regressaremos!


bottom of page