top of page

Campismos 3 e 4

Nunca mais falei do nosso desafio do campismo mas ele continua e está a ser cumprido.


O mês de Setembro foi um mês com fins de semana muito ocupados e não sobrou muito tempo para o campismo. Começámos por um fim de semana no Gerês com um canyoning incluído, prenda de casamento de uma amiga nossa (o Gerês é brutal mas definitivamente vamos ter de passar lá mais tempo que um fim de semana para poder conhecer a sério). Seguiram-se as despedidas de solteiro/a de um casal, com o casamento quinze dias depois. O único fim de semana livre acabou por não ser livre porque tivemos de trabalhar e sobrou-nos apenas uma hipótese: dia 30, 6ª feira. Como tínhamos um aniversário de um tio do P. no dia 1, próximo do Porto, decidimos sair na 6ª à noite e acampar no parque de campismo da praia da Madalena.


Ainda jantámos em casa pelo que chegámos ao parque já passava da meia noite e meia. O segurança ainda ficou um pouco relutante a deixar-nos entrar mas acabou por ser um querido. Até nos deixou entrar com o carro e tudo. Ainda apanhámos chuva pelo caminho mas felizmente na altura de montar a tenda parou. Lá conseguimos montar só com as lanternas da testa, a tentar fazer o mínimo barulho possível. Enchi o colchão com a bomba dentro do carro, o que foi possível, e o resto foi à boca para não acordar ninguém dos (poucos) vizinhos. A noite foi calma e dormimos muito bem, apesar de termos acordado com um bocado de frio. Arriscaria dizer que foi a melhor noite até agora.


Acordámos cedinho, para variar. À luz do dia as coisas são bem diferentes e, assim que saímos da tenda fomos presenteados com um espectáculo de luz a entrar na clareira junto ao local onde estávamos. Apesar do frio a água era quente e ainda tive coragem para tomar um banho.


Seguiu-se um pequeno-almoço, desmontar a tenda e fazer o check-in e o check-out do parque (muito caro por sinal, 15 em época baixa). Terminámos a experiência do campismo com um café numa esplanada à beira-mar, a apanhar sol e a conversar sobre as possibilidades não exploradas na nossa vida.



O campismo número 4 foi no fim de semana passado, mais uma vez deixámos para a última, mas desta vez essa opção foi óptima porque o tempo estava maravilhoso. A escolha desta vez recaiu sobre Peniche. Saímos no sábado depois de almoço com tudo preparado em cerca de 1 hora (estamos a melhorar nesta parte, até porque já está quase tudo arrumado). Ficámos no parque municipal de Peniche que apesar de não ter grandes condições serviu perfeitamente para uma noite e foi baratíssimo (4,70€ tudo: 2 pessoas, tenda e carro). Desta vez levámos as bicicletas, no suporte que o P. não descansou enquanto não comprou, mas que já valeu a pena. Montámos a tenda e descobrimos que está cheia de bolor. Da vez anterior arrumámos a tenda molhada e nunca mais nos lembrámos. Mas, até à noite, o cheiro quase desapareceu e nem demos por isso a dormir. (Já foi à maquina de lavar e está seca e a cheirar bem, mas as manchas não saíram)


Seguimos de bicicleta até ao Baleal e posso dizer que fiquei apaixonada. Nunca lá tinha ido e adorei. (Este é o único problema de sonhar com destinos longínquos e esquecer que há alguns tão próximos e que valem tanto a pena!)


Cozinhámos por voltar das 20 e às 21 já estávamos despachados, loiça lavada e tudo. Ainda fomos dar uma voltinha até ao centro de Peniche mas acabámos por nos deitar bastante cedo e acordar também bastante cedo, um pouco baralhados com a mudança de hora. Depois do pequeno almoço voltámos ao Baleal para um cafezinho, desta vez de carro, e terminámos a visita no cabo Carvoeiro. A viagem até lá também vale a pena só por si, adorei a paisagem.


Seguramente voltarei a Peniche e ao Baleal e aconselho quem nunca foi a ir! Não se irão arrepender!



bottom of page