top of page

Campismo 2/12

Pois é, o 2º acampamento já aconteceu! Aliás, já aconteceu há praticamente um mês mas para não quebrar o ciclo da Indonésia resolvi guardar este post para o fim.


Desta vez aproveitámos o fim de semana prolongado de Agosto para o nosso acampamento mensal. E este foi bem diferente, além de já termos as coisas bem mais preparadas, fomos com um grupo de amigos. Decidimos ir para o parque de campismo da praia da Galé, na costa Alentejana. Como durante a semana não tivemos tempo para preparar nada, resolvemos sair só depois de almoço de sábado, juntamente com a C. A S. e o J. saíram ainda de manhã porque só iriam ficar uma noite. Resultado: o trânsito nessa manhã era tanto que chegaram para aí uma hora e meia antes de nós. Fomos diretos ao parque de campismo e, logo na estrada de acesso, estava um senhor com um cartaz a dizer: esgotado. Seguimos para o parque seguinte, o de Melides, onde estavam a S. e o J. Mais uma vez sem sucesso, era só para quem tem cartão de campista. Parque seguinte: Lagoa de Sto André, uma fila enorme para dar entrada no parque mas lá ficámos na fila. Entretanto veio um senhor dizer-nos que não conseguiriam dar entrada a todas as pessoas mas que era só deixarmos um cartão e faríamos o check-in no dia seguinte. E foi assim que nos escapámos a estar o resto do dia na fila.


A escolha do sítio até foi boa, tão boa que na 2ª noite conseguimos dormir até às 9.00 (excepto a M. mas essa não consegue dormir em lado nenhum!). A montagem das tendas também correu bem, tirando eu ter pedido ao P. para estacar a tenda antes de a montar e, no fim, perceber que estava com a entrada para o lado contrário ao que nós queríamos! E o chão era bastante rijo! Ups! Desculpa P.!


Acampamento montado, lá fomos finalmente até à praia.. ver o pôr do sol, visto serem 19.30! Mas valeu totalmente a pena. O mar estava calmíssimo, com uma temperatura óptima e o sol, quase a entrar na água, tornava-a ainda mais apetecível. Acabámos todos dentro de água!


Voltámos para o parque para tratar do jantar, bastante sofisticado, feito de coisas enlatadas e empacotadas: wrap de atum, cogumelos e molho de tomate, acompanhado de salada de alface. Os banhos foram quentes e sem sobressaltos. Terminámos a noite à conversa, deitados nas mantas, a ver as estrelas e ouvir, ao longe, a música da festa da terrinha, até sermos vencidos pelo sono. A noite, pelo menos para nós os dois, foi tão tranquila como uma noite de campismo pode ser.


No dia seguinte acordámos bastante cedo, pequeno-almoço seguido de compras para o almoço e praia o dia todo. O mar continuava óptimo de temperatura mas com algumas ondas. Entrava-se bem mas seguia-se um mergulho ou salto a cada 20 segundos para evitar a onda. E o dia foi isto, jogos de volley e de disco voador.


Ao fim do dia a S. e o J. foram embora e nós os 4 fomos à compras para mais um sofisticado jantar: desta vez esparguete com salsichas e molho de tomate. Mais uma noite de boa conversa e novamente de um bom sono para campismo. No dia seguinte passamos a manhã na praia de Melides com uma pequena inversão no mar: menos ondas, mais frio. Ainda tivemos de voltar ao parque para pagar porque de manhã estava uma fila enorme novamente. Fomos atendidos por uma senhora muito prestável e bem disposta.. ou então não. Mas graças à sua pouca vontade de trabalhar pagámos menos duas noites de carro e de tenda porque não quis acrescentar. E por fim regressámos, com o coração e a alma repletos desse sentimento bom que é a amizade.


Há-que referir a banda sonora deste acampamento, "Uma árvore, um amigo", apresentada pelo J. e pela S., que se tornou como que um hino, cantado a cada 5 minutos. Não sei se a árvore é um amigo, mas que vocês são uns grandes amigos não tenho qualquer dúvida!


O próximo será já este fim de semana, contamos com quem se quiser juntar a nós ;)


bottom of page