top of page

Adeus companheiras de viagens

Escrevo isto ainda no aeroporto, na última escala, a maior de todas. O cansaço acumulado já é bastante, associado a muitas horas sem dormir e a esta nostalgia que se penetra em todos os meus poros sempre que acontece a volta.


Da viagem em si falarei mais tarde. O Vietname é um país de contrastes. Contraste entre a cidade e o campo. Entre a poluição e a natureza. Entre a pressa com que se vive nas ruas e a lentidão do café que pinga, gota a gota, do filtro para o copo. Um país que me fez ter sentimentos contrastantes. Um país que me arrebatou o coração e ao mesmo tempo me deu vontade de fugir dele. Apaixonei-me pelas paisagens naturais, quis fugir de todas as vezes que tive de atravessar a estrada nas cidades. Mas ainda assim que me encheu a alma em pleno e ter ainda mais vontade de continuar por este mundo fora.


Mas hoje quero falar-vos destas minhas companheiras das últimas viagens. Estiveram comigo na Indonésia, em Singapura, na Suécia e por fim ficaram no Vietname, onde eu não pude ficar com elas. Sim, são só uns sapatos de pano baratos e tenho mais 2 pares do mesmo género em casa, diz-me o meu lado racional. Mas o meu lado sentimental, aquele que nunca quer deitar nada fora, deixa-me triste por elas terem ficado lá sem mim. Eu sei que estou a transferir os meus sentimentos para um calçado sujo, velho e desgastado. Mas estiveram comigo nalgumas das viagens mais fantásticas da minha vida. Foi com elas que os meus pés percorreram tantos e tantos caminhos novos, foi com elas que descobri cidades, que descobri campos de arroz, cascatas, paisagens únicas e indescritíveis. E foi por isso que me custou tanto dizer não ao senhor que as apanhou no chão, enquanto descansava descalça num banco de jardim, e as tentou arranjar e limpar por dois dólares, dizer-lhe que não valia a pena, que iam para o lixo. E me custou tanto vê-las no caixote do lixo do aeroporto. Mas eu sei que as viagens estão em mim e que os meus pés continuarão a percorrer muitos caminhos novos, com muitos outros sapatos! Mas não posso deixar de agradecer por todos os passos que dei com elas!


bottom of page