top of page

O sorriso

Em Julho falaram-me dum programa francês que estava a dar no canal 2 chamado: As mais maravilhosas viagens de comboio. Na altura não vi mas pus a gravar e tenho visto aos poucos, quando tenho tempo para ver televisão. O programa é realmente interessante e mostra pormenores interessantes dos países por onde o apresentador anda.


Uma coisa que me fui apercebendo que é comum a todos os países do sudoeste asiáticos é o sorriso. As pessoas estão constantemente a sorrir. Na Indonésia também senti o mesmo. E o sorriso, digam o que disserem, é contagioso! Eu vejo aqueles sorrisos na televisão e dá-me vontade de entrar num avião e ir imediatamente para lá. Quero sorrir-lhes de volta. Lembro-me do apresentador do programa ter falado com uma rapariga budista e de ela dizer que sorria porque ao sorrir se sentia mais feliz.


Ontem, quando entrei no carro para começar a viagem para o trabalho, bem contrariada, até porque estava um óptimo dia para ir até à praia e lá estava eu a caminho do trabalho, lembrei-me da frase daquela rapariga e resolvi desafiar-me: sorrir a viagem toda até chegar ao trabalho. Eu, que até me considero uma pessoa de sorriso fácil, pensei que seria fácil. Ao início foi estranho mas a sensação foi positiva. Abri a janelas e aproveitei o sol e o calor e senti-me feliz. Senti-me um pouco ridícula, mas ao mesmo tempo feliz. Ao fim de poucos minutos começou a tornar-se cada vez mais difícil. Os lábios estavam sempre a secar, os músculos a doerem, a sensação de ridículo aumentou. Agradeci imenso ter-me desafiado a isto no carro e não num transporte público onde várias pessoas me teriam olhado de forma estranha e questionado a minha sanidade mental. Nunca desejei tanto chegar ao trabalho. Foram 20 minutos de tortura. E quando entrei em Lisboa e cheguei aos semáforos só pensava: que ninguém olhe para mim! Impressionei-me com a influência que a cultura tem em nós. Como é que adoro ver os asiáticos a sorrir e depois tenho vergonha de o fazer no meu país?! Qual é o problema de sorrir para um desconhecido que está no carro do lado? Porquê tanta dificuldade?!


Mas quando cheguei ao trabalho não desisti do meu desafio. Ok, não fui a sorrir da garagem até ao meu serviço para não me considerarem maluca, mas resolvi sorrir enquanto dizia boa tarde a todas as pessoas que passaram por mim. Num local onde já muitas vezes me irrito porque digo boa tarde às pessoas e não obtenho resposta, considero este desafio de coragem. Pensei desistir logo com as primeiras pessoas que passaram por mim (uma das quais minha conhecida) sorri e disse boa tarde e obtive um grunhido de resposta e apenas da que não conheço. Mas não desisti. E os contactos seguintes foram bem positivos. As pessoas sorriram-me de volta e soube tão bem. Quem sabe se a pessoa que está a passar por nós não precisa mesmo de um sorriso e lhe mudámos o dia por este gesto simples. Gosto de pensar que sim. Gosto de pensar inclusivamente que mudei o dia àquela senhora que nem boa tarde me disse. Porque uma energia positiva desencadeará sempre uma reacção positiva, pelo menos gosto de pensar que sim!


Percebi que comecei por um desafio demasiado grande. Mas de qualquer forma resolvi investigar um bocadinho sobre o sorriso e descobri coisas bem interessantes. Vários estudos indicam que sorrir torna as pessoas mais felizes. A contracção dos músculos que nos fazem sorrir, mesmo que activados para outros movimentos como segurar uma caneta com os dentes, desencadeia uma reacção emocional de felicidade. Os budistas defendem que se deve meditar sorrindo para aumentar a sensação de felicidade. O sorriso até pode ser quase imperceptível (o que é bom para não termos vergonha de sorrir em qualquer lado) mas muda a forma como nos sentimos. O sorriso é uma forma de dizermos a nós próximos que conseguimos superar as dificuldades que surgem, de nos sentirmos mais confiantes, de não levarmos as coisas tão a peito. Nada disto é tirado de nenhum artigo científico, mas é tão bom acreditar que um sorriso pode mudar tanta coisa na forma como vemos a vida.



Por isso faço-vos o mesmo desafio que faço a mim: Sorriam mais! Comecem por sorrir para quem passa por vocês, sorriam à pessoa do carro ao lado. Às vezes não vão ter resposta mas quando têm sabe tão bem. E quando obtiverem resposta pensem que além de estarem a ficar mais felizes, estão a fazer com que outra pessoa também o seja. E aos poucos vão acrescentando aquele sorriso imperceptível, especialmente quando se sentirem em baixo e a precisar de força. Eu sem dúvida que o vou fazer, com a esperança deixe de ser um esforço e se torne um hábito!

Tags:

bottom of page