top of page

Campismo 1/12

Ambos gostamos de acampar. Mas a última vez que acampámos foi há 4 anos. É o "temos de ir este verão". Este fim de semana não porque isto, aquele não porque aquilo. E nisto passaram 4 anos.


Mas este ano, pouco tempo antes de casarmos, propusemo-nos a um desafio: durante 1 ano, acampar uma noite por mês! Isso implica acampar em todas as estações do ano, o que, confesso, me assusta um bocado. Mas definimos apenas como regra que temos de dormir numa tenda na rua, mesmo que seja num quintal junto a uma casa (menos mal no inverno). Podemos repetir sítios para não termos de fugir muito de Lisboa.


Este fim de semana foi o primeiro acampamento. Digamos que não foi organizado nem preparado. Fomos para Sesimbra para "podermos aproveitar o dia todo na praia"!


Sábado estava imensamente cansada e só consegui sair da cama por volta das 11. Arrumámos a tralha, o que implicou procurar nos confins da garagem todo o material de campismo. O P. ainda fez almoço, arrumámos a cozinha. Saímos de casa já passava das 14.30. Ainda fomos ao supermercado comprar massas instantâneas para o jantar. Dar entrada no parque de campismo, procurar sítio, montar a tenda, encher o colchão, andar até à praia, que não é propriamente perto, eram 18 horas quando chegámos à praia. Primeiro dia de "aproveitar o dia todo na praia" concluído.. sem sucesso!


O jantar correu bem. Também não há muito a correr mal quando se trata de juntar massas e pó em água e deixar ferver. Seguiu-se o banho. O balneário estava vazio. Havia cerca de 10 chuveiros. Olhei para os primeiros e vi que só tinham uma torneira. Fui andando para a frente, o mesmo. Convenci-me que iria ter de tomar banho de água fria e assim foi. Controlei-me para não gritar e só pensava: "Inverno! Como é que vou fazer isto no Inverno? Não vou tomar banho, também é só uma noite!" Entretanto ouço duas pessoas a entrarem no balneário e uma a dizer "esta porta não fecha, espero que não entre ninguém por aqui a dentro!" E eu a pensar: com tanto balneário vazio está preocupada com a porta? Porque não toma noutro?" Elas tomaram banho muito rapidamente e sem queixas enquanto eu me debatia com a água gelada que saía da minha torneira. Quando saí decidi ir até aos últimos chuveiros e lá estavam eles: dois chuveiros com duas torneiras! Não contente, abri a água: QUENTE! Que dor na alma. Saí do balneário e o P. esperava cá fora e diz-me: então o banho fresquinho soube bem? Quando lhe conto a situação ele vai a correr ao balneário masculino e descobre que fez o mesmo que eu!


Depois fomos até ao centro dar uma voltinha e voltámos por volta das 23.30. Havia karaoke no bar do parque de campismo. O que há melhor para dormir numa tenda que ouvir pessoas a cantar músicas más com voz ainda pior? Adormeci, voltei a acordar com a música que não parava. Voltei a adormecer, voltei a acordar: uma ventania que entrava pela tenda e fazia com que ela nos batesse na cara. Volta para um lado, volta para o outro. Frio, põe saco de cama. Calor, tira saco de cama. Almofada muito baixa. Frio, calor, vento, sono, muito sono. Dormir nada! Não sei se o vento acalmou, se fomos vencidos pelo cansaço. Adormecemos lá para as 4h. Não tínhamos despertador porque íamos acordar com a luz e o calor bem cedo: eram 9.30. Tomar pequeno-almoço no bar do parque de campismo (não tínhamos levado nada), desmontar a tenda, enrolar a tenda 3 vezes, descobrir, depois de arrumada, que os meus óculos ficaram lá dentro! Desenrolar a tenda (os óculos, não sei, como sobreviveram), enrolar a tenda. Arrumar tudo. Supermercado para o almoço. Chegámos à praia às 12.30 e saímos às 17.00 para ir ver Portugal sagrar-se campeão Europeu - Viva Portugal - mais um "aproveitar o dia todo na praia" sem sucesso!


Mas apesar de tudo foi muito giro! Notas para o próximo: comprar comida e pôr placas de gelo no congelador. Levar uma almofada como deve ser. Manter paciência e boa disposição para tudo o que vai correr mal da próxima!


1 já está, venham os próximos 11!


bottom of page