top of page

Próximo destino: Suécia

A tão deseja próxima viagem acabou por me surpreender no tempo. Achei que seria muito longínqua mas afinal acabou por surgir uma oportunidade já no próximo mês.


Tudo começou com a constatação de que o P. não terá de todo férias até Dezembro e que nessa altura só terá 11 dias. Ora eu, tendo gozado praticamente só a licença de casamento, estou cheia de férias para gozar.


Primeiro passo: procurar amigas com férias em Agosto ainda sem grandes planos. E encontrei logo uma das minhas companheiras mais antigas de viagens, a C. Segundo passo: onde vamos? Europa, mas onde? Falta um mês, os voos estão caros para todo o lado, vamos ver hipóteses. Exclusões à partida porque o P. me mataria se fosse lá sem ele: Escócia, Irlanda, Ilhas espanholas, ilhas portuguesas, lagos do Norte de Itália... Praia? Os voos estão demasiados caros! Hipóteses vencedoras: Eslovénia, Suécia e Dinamarca.


Após muitas horas de momondo e skyscanner e vai para aqui e volta dali com escalas de 20 horas, eis que surge a grande oportunidade: voo de ida e volta para Estocolmo, escala de 1 hora em Madrid, ida de manhã cedinho e volta à tarde a um preço bastante simpático, tendo em conta a antecedência (ou a falta dela)! E está comprado.


Passámos uma semana a decidir mais ou menos o percurso porque 7 dias só em Estocolmo nos parece demasiado e chegámos à conclusão que ficaremos 5 noites em Estocolmo para podermos explorar também Sigtuna e Uppsala. Depois seguiremos para Gotland, uma ilha mais a sul que nos pareceu bastante bem onde ficaremos 2 noites. Lá, provavelmente, teremos de alugar carro para explorar a ilha ao máximo, já que ela até é grandita.


Mas isto é só planificação geral para podermos marcar as noites. Lá decidiremos mesmo o que fazer. Com esta decisão tomada passámos à fase seguinte: os hotéis (além de caríssimos como já esperávamos) estão muito escolhidos. A pesquisa para Estocolmo acabou por ser fácil. Hostel com disponibilidade para as 5 noites: 6 hipóteses. Até 6 pessoas por quarto (para não ser demasiado barulho): 2 hipóteses. Preço: 25/30€ por noite vs 50€, está escolhido. E temos sítio para dormir em Estocolmo. Agora falta Gotland mas será escolhido hoje, certamente. E de hoje a um mês já lá estaremos.


Confesso que desta vez sinto um entusiasmo agridoce. Se por um lado quero imenso que chegue e ir conhecer mais um bocadinho do mundo com uma amiga com quem já partilhei grandes momentos em viagens (e não só), por outro custa-me ir sem o P. Sendo as viagens uma parte tão importante de mim e para mim, custa-me não partilhar estes momentos com ele. Mas vou encarar isto como mais uma viagem de teste: se for mesmo bom depois levo-o lá! E as saudades também são boas, desde que não se mantenham por muito tempo. ;)

bottom of page